LANÇAMENTO: SANTA CATARINA – UM SÉCULO DE FUTEBOL – A DIMENSÃO DA SUA HISTORIA
392
post-template-default,single,single-post,postid-392,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

LANÇAMENTO: SANTA CATARINA – UM SÉCULO DE FUTEBOL – A DIMENSÃO DA SUA HISTORIA

LANÇAMENTO: SANTA CATARINA – UM SÉCULO DE FUTEBOL – A DIMENSÃO DA SUA HISTORIA

Será lançado na próxima quinta-feira, no salão de exposições da Assembléia Legislativa de Sanata Catarina, ALESC, o livro SANTA CATARINA, UM SECULO DE FUTEBOL – A DIMENSÃO DA SUA HISTÓRIA, do jornalista e historiador Maury Dal Grande Borges. Uma obra diferenciada, com fotos inéditas das décadas de 20, 30, 40, 50… os primeiros clubes, os jogos dos Torneio Início, os nossos craques, nossos personagens, os jogos inesquecíveis, os catarinenses que vestiram a camisa da seleção brasileira, além de todos os campeões estaduais, desde 1924 até 2019, com um pouco da história de cada campeonato. É uma edição especial para colecionadores.

Sobre o livro
Maury Borges é uma enciclopédia ambulante de 84 anos. Uma enciclopédia do futebol catarinense, assunto do qual domina. Quem fez o gol do Santos por 2×1 na vitória sobre o Avai, em 1972? Em que ano o Carlos Renaux ganhou da Seleção Gaúcha pelo mesmo placar? Pergunta para o Maury que ele sabe. E ele que já criou alguns livros sobre o futebol de campo e de salão – e também sobre o remo de Santa Catarina, agora resolveu fazer um balanço geral de tudo que sabe sobre a história da bola aqui no Estado. Daí que juntou todas as suas milhares de anotações e seus recortes de jornais e revistas, aquele monte de papéis velhos e fotocópias, de tudo o que ele vem quase que freneticamente coletando por quase toda a sua vida, material este que ele mantem semi-desorganizado nas gavetas e estantes do seu escritório no bairro Estreito. SANTA CATARINA – Um Século de Futebol – A Dimensão da Sua História, é uma compilação de mais de 20 anos de pesquisas, desses, 6 dentro da Biblioteca Pública Municipal, folheando jornais da época. Essa obra é o maior documento do futebol catarinense e reúne em 370 páginas mais de 300 fotos inéditas, curiosidades e muitas informações de jogos, jogadores e personagens de um tempo memorável. Um livro de mesa, capa dura, especial para colecionadores.

Sobre o autor

Começou a escrever nas páginas do Jornal O Estado em 1950 atendendo convite do editor de esportes Pedro Paulo Machado. Convidado por Amaury Callado, passou a editar as páginas de esportes do Jornal A Gazeta. Anos mais tarde, voltou ao convívio da equipe do Jornal O Estado. Nesse mesmo período passou a compor a equipe de esportes da Rádio Guarujá AM, que estava se formando e por lá ficou mais de uma década. Nessa fase, a rádio Guarujá havia adotado o slogan ”A maior e melhor equipe esportiva do rádio catarinense’. Após esse sucesso foi trabalhar na rádio Diário da Manhã, para novamente retornar a Guarujá pouco tempo depois. Foi colaborador dos jornais da Capital – Diário da Tarde, Correio do Estreito e A Ponte. Foi também correspondente do Almanaque dos Desportos do Rio de Janeiro, editado pelo jornalista Adolpho Scherman.

Obras do autor: ”85 anos de Bola”, 1996, ”Remando Nas Águas da História”, 2002 e ”Futsal Em Traje de Gala”, 2007.
Lançamento:Salão de exposições da ALESC – Assembléia Legislativa de Santa CatarinaDia 24 – Quinta-feira – 19H.

No Comments

Post A Comment