O FUTEBOL PELO MUNDO EM TEMPO DE PANDEMIA
1079
post-template-default,single,single-post,postid-1079,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

O FUTEBOL PELO MUNDO EM TEMPO DE PANDEMIA

O FUTEBOL PELO MUNDO EM TEMPO DE PANDEMIA

Com as competições suspensas em todo o mundo, em função da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), o mundo da bola teme o colapso. Semanas após o início do confinamento, o debate é sobre a retomada das competições, ou a manutenção das paralisações. Em alguns casos, campeonatos foram cancelados. Veja abaixo algumas situações:

ARGENTINA: a segunda liga mais importante da América Latina está encerrada!
Em nota, divulgada na última Segunda-feira (27), a AFA, presidida por Claudio Tapia, informou que a prorrogação da quarentena no país, até o dia 10 de maio, inviabiliza a retomada do futebol. Todas as práticas esportivas estão suspensas na Argentina desde o dia 11 de março. O Boca Juniors já havia conquistado o título da Liga por antecipação, mas o cancelamento das atividades, não permite a definição dos campeões da Copa da Argentina e da Copa da Superliga, bem como os rebaixados e as equipes que sobem para a primeira divisão.

ITÁLIA: duramente afetada pela pandemia, com quase 30 mil mortos, a Itália vê a situação melhorar aos poucos. No país, o futebol se prepara para o retorno. Os treinamentos serão autorizados a partir do dia 04 de maio, mas sem grupos, ou seja, sem aglomerações e com portões fechados, O reinício das competições ainda não tem data definida.

ESPANHA: paralisado desde o dia 08 de março, o futebol espanhol não deve recomeçar as atividades tão cedo. Em entrevista realizada na última semana, o ministro da saúde da Espanha afirmou; ” Não posso dizer agora se o futebol profissional será capaz de reiniciar sua atividade antes do verão” (obs.: o verão europeu inicia em 21 de junho). Até o momento, foram disputadas 27 rodadas de La Liga.

ALEMANHA: suspensa desde o dia 11 de março, a Bundesliga definirá em reunião no próximo dia 30/04 os detalhes para a sua retomada. Na última semana, políticos e dirigentes anunciaram medidas de segurança para que a competição reinicie em meados de maio. No país, os jogos serão realizados com portões fechados, com um limite de 239 pessoas envolvidas na organização dos jogos, entre staff, imprensa, jogadores e gandulas.
Na Alemanha, os atletas estão liberados para trenamentos, desde que respeitadas as regras de distanciamento e cuidados especiais, desde o dia 06 de abril.

CHINA e JAPÃO: na Ásia, os países já projetam a a volta do futebol. Na China, onde a pandemia teve a sua origem, a previsão é que os jogos da Superliga voltem e meados de maio. A temporada 2020 do futebol chinês deveria ter começado em 22 de fevereiro. No Japão, que estava preparado para as Olimpíadas, o futebol tem previsão de retorno para o dia 15 de maio, mas o crescimento no número de casos do Covid-19, pode mudar a situação. No país, apenas a primeira rodada da J-League havia sido disputada, quando as atividades foram suspensas.

BRASIL: todas as competições estão paralisadas no país, com destaque para os estaduais, competições regionais como a Copa do Nordeste, Copa Verde e a Copa do Brasil, que já estavam em disputa. os Campeonatos Brasileiros das Séries A, B, C e D também já estão comprometidos, por conta da falta de datas e as incertezas quanto a uma possível data de retorno. Quase todos os grandes clubes deram férias aos profissionais dos departamentos de futebol (atletas, comissão técnica e demais profissionais do STAFF). Na maior parte dos clubes, os trabalhos administrativos estão sendo realizados à distância (home office).

Na noite desta Terça (28), o Governador de SC, Carlos Moisés, manteve a posição de proibir os jogos de futebol, mesmo com portões fechados, como pediu a FCF.

No Comments

Post A Comment